-
Arquitetos: Full Scale Studio
- Área: 150 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Chaiyaporn Sodabunru
Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início o cliente pediu uma casa pequena para uma família de três pessoas. O projeto desta residência estava baseado numa simplicidade não tão mínima, com um custo de processo técnico de construção que não deveria ser alto. O terreno está próximo de onde a família viveu por muito tempo, rodeado por hortas de seus vizinhos e campos de arroz.
O arquiteto optou por desenhar um telhado de duas águas, uma estrutura residencial básica de uso comum que se adapta aos climas tropicais. A casa é de dois pavimentos com um primeiro nível para as áreas públicas e um nível superior para os quartos que se estendem ao sul para captar luz solar todo o ano. Além disso, a sombra é projetada no espaço funcional mais baixo baseado no arranjo dos dormitórios e banheiros. De acordo com este zoneamento, as salas de estar e jantar, e a cozinha aberta possuem ventilação cruzada. As janelas são todas altas, fixadas com um vão no teto para obter luz natural direta do norte. A parte norte da residência foi projetada como um espaço avarandado para atividades diárias, o que funciona como um escudo para o sol.
O material exterior é tijolo, utilizado na maior parte do projeto por ser um material local que pode ser encontrado facilmente e a um preço razoável. Os tijolos foram colocados com vazios no ambiente privado, gerando ventilação mesmo com a densidade suficiente para proteger do sol em certas áreas.